Radiação perto de Fukushima atinge um recorde desde o acidente!

Os níveis de radiação na água subterrânea sob a usina nuclear japonesa Fukushima-1 subiu para o maior nível desde o acidente no nível de 2011, informou a operadora Tokyo Electric Power Company (Tepco).

 

O nível de radioatividade em amostras de água sob a estação é de 1,3 milhões de becquerel por litro. Enquanto a taxa marginal de descarga de líquido para o oceano é apenas 60.000 becquerel por amostras de litros de água da usina nuclear de Fukushima  fora de uma radiação beta forte, o que significa que ela contém estrôncio 90 e o isótopo radioativo do hidrogênio, trítio. De acordo com os dados preliminares, o crescimento da radioactividade das águas subterrâneas podem ser causados por problemas relacionados com o sistema de lixeiras. 

Em 01 de dezembro de 2013 no sistema de purificação de água radioativa NPP quebrou ALPS. No porão da estação, o sistema de drenagem e os depósitos especiais têm acumulado mais de 360.000 toneladas de água radioativa. 

O vazamento de água radioativa é uma grande preocupação das equipes dedicadas a reparar as consequências do acidente na usina nuclear. O sistema ALPS é praticamente a única esperança para os japoneses. Segundo declara uma equipe de especialistas da Agência Internacional de Energia Atómica. 

O operador de Fukushima no Japão deve intensificar os seus esforços para limpar a água tóxica. Ao mesmo tempo, é necessário um maior controle sobre a poluição marinha perto do solo. Enquanto isso, a população local está em alerta para o delicado processo de desmantelamento de Fukushima. É esperado que em poucas horas uma equipe de especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para divulgar um relatório preliminar sobre a avaliação do plano de desativação de Fukushima Daiichi do Japão, em uma conferência de imprensa. Segundo Rafael García-Tenorio, Professor de Física Nuclear Aplicada da Universidade de Sevilha, "a grande vantagem da energia nuclear é que ele pode produzir grandes quantidades de energia em uma área de espaço muito pequeno", mas estes são benefícios extremamente atraentes e ao mesmo tempo, coloca em perigo o Japão.