Coreia do Norte ameaça atacar Sul "sem aviso" segundo a Yonhap!

 


A Coreia do Norte ameaçou atacar a Coreia do Sul "sem aviso prévio" em resposta aos protestos antinorcoreanas, diz Yonhap, falando um militar sênior.

 

A Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte enviou um fax à Comissão de Segurança Interna através do satélite de comunicações militar ameaçando um ataque de retaliação por antinorcoreanos terem protestado em grupos de ativistas da Coreia do Sul, incluindo os refugiados norte-coreanos organizados,  disse o funcionário. Os protestos vieram como Pyongyang  comemorando o ex-presidente  Kim Jong-il no segundo aniversário de sua morte.  Em sua nota a Seul, Pyongyang condenou os protestos que insultaram a "santidade", referindo-se ao  jovem líder da Coréia do Norte.

O Governo da Coreia do Sul enviou uma resposta dizendo que haverá uma "reação rigorosa" a qualquer provocação, afirmou o oficial militar.   Recorda que a Coreia do Sul que a Coreia do Norte ameaçou muitas vezes com ataques à Coreia do Sul e os EUA, especialmente a reagir aos exercícios em realização conjunta naval por  esses aliados.   Durante a tensão da mola entre as duas Coreias aumentou acentuadamente quando a Coreia do Norte declarou que as relações na península tinha entrado na fase da guerra. Pyongyang anunciou que tinha mesmo terminado o Acordo de Armistício 1953, e disse que era capaz de realizar uma " blitzkrieg".