Calor Intenso: Abastecimento de água comprometido em cidades do litoral catarinense

 

n/d

Turistas cancelando reservas e famílias contratando caminhão pipa são exemplos do abastecimento comprometido.

Está faltando água em pontos de todo litoral de Santa Catarina neste domingo, dia 29. Em alguns trechos de determinadas praias, como a dos Ingleses, em Florianópolis, o problema acontece desde o dia 26. A situação complica por causa do calor abafado que faz na região.

O abastecimento está comprometido em praias de Florianópolis, em Itapema, Navegantes, Bombinhas, Barra Velha, Itapoá, São Francisco do Sul e Barra do Sul, no Litoral Norte, e em Imbituba, no Litoral Sul. Até no Planalto Norte há registro de problemas no abastecimento em Santa Cecília.

Na Praia do Rosa, no Litoral Sul, uma das mais badaladas do Brasil, turistas e moradores enfrentam falta de água há quatro dias. Os únicos que não estão com esse problema são hóspedes de pousadas e hoteis com abastecimento próprio.

Um pequeno comerciante do Rosa contou que duas famílias, uma de São Paulo e outra de Porto Alegre, cancelaram o aluguel de casas para temporada por causa da falta de água.

n/d

Turistas estão tomando banho com água mineral, mas os galões de 20 litros vendidos por fornecedores acabaram na região. Existem apenas os galões de cinco litros nos pequenos mercados e que estão com muita procura.

Na Servidão Alphaville, na Praia dos Ingleses, Norte de Florianópolis, seis famílias contrataram um caminhão-pipa a R$ 800 e dividiram os 8 mil litros de água. O grupo vai registrar boletim de ocorrência contra a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

Um camping na Barra da Lagoa com 400 hóspedes registrados está sem um pingo de água nas torneiras desde ontem, sábado, dia 28. A proprietária disse que está "ficando louca" com a situação. Angelita Cardoso contou que reclamou diversas vezes na prefeitura e que o caminhão-pipa prometido não havia chegado até as 17h30min deste domingo. Angelita está buscando água com balde no Canal da Barra para tentar resolver pelo menos a situação dos banheiros, que estão em "estado caótico".

Fonte: Diário Catarinense