Nevasca com 60 centímetros de neve provoca caos no leste dos EUA

 

03.01.2014 -

n/d

Uma forte nevasca castigou os Estados do nordeste dos Estados Unidos, obrigando Nova York e Nova Jersey a decretarem estado de emergência. A neve paralisou estradas, ferrovias e aeroportos, provocando longos atrasos e cancelamentos de voos, inclusive para o Brasil.

Devido à neve, os governadores de Nova York e Nova Jersey decretaram situação de emergência em ambos os Estados. A primeira grande tempestade de inverno em 2014 atingiu desde o vale do rio Mississippi à costa leste, com quase 60 centímetros de neve caindo em algumas áreas de Massachusetts.

Moradores de Boston também enfrentam mais de 30 centímetros de neve acumulada na manhã de sexta-feira, e o Aeroporto Internacional Logan informou que até um quarto dos voos programados foram cancelados na tarde e noite de quinta-feira.

As autoridades deveriam interditar estradas ao sul da cidade de Albany e a leste de Nova York, onde a precipitação de neve deve chegar a 20 cm. Na manhã de sexta-feira, um pouco mais de 8 cm já se acumulavam no Central Park.

A nevasca fez com que o novo prefeito de Nova York, Bill de Blasio, pedisse que a população não saia de casa. "Esta é a primeira de muitas vezes que eu direi: 'Por favor, fiquem em casa. Não fiquem nos seus carros. Se vocês não precisarem sair, por favor não saiam'".

Os governadores de Nova York, Andrew Cuomo, e Nova Jersey, Chris Christie, dispensaram funcionários não essenciais de trabalharem na sexta-feira nas repartições públicas. As escolas de Hoboken e Jersey City, em Nova Jersey, estão fechadas na sexta-feira.

Fonte: Folha SP